Antioxidante do vinho ajuda mulheres com ovários policísticos

A síndrome de ovários policísticos é um distúrbio no processo de ovulação, que afeta muitas mulheres — nos Estados Unidos são cerca de cinco milhões. Este problema resulta de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de quistos neste órgão feminino, durante o período de ovulação. Além de tornar os ovários mais largos, gera uma maior produção de hormonios masculinos, faz com que o ciclo menstrual seja irregular, sendo que pode levar à infertilidade. A somar a isto tudo, provoca também dores horríveis.

Uma nova investigação, publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism e conduzida por Antoni Duleba, professor de medicina reprodutiva na Universidade da Califórnia, em San Diego, vem dizer que o resvaratrol, um antioxidante presente em uvas (no vinho, portanto), nozes e frutos vermelhos, pode reduzir, de forma significativa, as hormonas que criam a desregulação hormonal típica de mulheres com esta síndrome.

Para testar o potencial deste antioxidante, a 30 mulheres — escolhidas aleatoriamente — foi dado um suplemento de resveratol e um outro comprimido de placebo —todos os dias, durante três meses.Tanto no início como no fim do estudo, todas fizeram análises ao sangue de forma a que fosse medido o nível hormonal. Também foi feito um teste oral de tolerância à glicose, de forma a analisar os fatores de risco, face à diabetes.

Revela a “Mentalfloss” que as descobertas demonstraram resultados significativos. A percentagem de testosterona caiu 23,1% nas mulheres que tomaram o antioxidante. Por outro lado, quem tomou o outro comprimido viu os seus níveis a subirem 2,9%.

Com a nova descoberta, sabe-se que o resveratol pode ajudar a diminuir a estimulação dos ovários, reduzindo, em simultâneo a produção de hormonas masculinas: “Sabe-se há muitos anos que mulheres com síndrome de ovários policístico, têm resistência e aumento de insulina”, diz Duleba, que, ainda que entusiasmado, reconhece que há um longo caminho pela frente.

Fonte: nit.pt

Add um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel: (11) 99527-7839
Cel: (11) 97381-1017
Vila Madalena - SP
Rua Mourato Coelho, 1346