8 receitas com vinho que você precisa experimentar

8 receitas: Além de trazer muitos benefícios à saúde, o vinho também é um ótimo acompanhamento para alguns pratos – para quem gosta da bebida, nada melhor do que saborear uma boa massa com uma bela taça de vinho. Além disso, a bebida também pode ser ingrediente para alguns pratos, como risoto, carnes e até bolo de rolo!

Confira 8 receitas incríveis que levam vinho:

Receitas

NHOQUE DE BATATA-BAROA E MOLHO COM VITELA

*Receita do GNT

Ingredientes:

Massa
1kg e 100g de batata-baroa
300g de farinha de trigo
10g de queijo parmesão -Sal e pimenta (a gosto)

Sagu de ossobuco de vitela
1kg de ossobuco (bovino)
20g de cebola
20g de cenoura
1 salsão
2 dentes de alho
Folhas de louro, sálvia e alecrim (a gosto)
20ml de molho demi glacê
1,5l de caldo de legumes
50ml de molho pomodoro
200ml de vinho tinto seco
Sal (a gosto)

Modo de Preparo:

Massa
Descasque a batata-baroa e coloque para cozinhar em panela com água. Passe a batata ainda quente na peneira. Deixe esfriar na geladeira. Derrame 150g de farinha de trigo na bancada e comece a incorporar a farinha suavemente. Comece a fazer as tiras de batata-baroa na bancada, polvilhando sempre com um pouco de farinha para não grudar. Tempere com parmesão, sal e pimenta. Faça os nhoques com a ajuda de uma faca e cozinhe em água fervente até subir à superfície. Se quiser, pode-se dividir a massa em porções e guardar em saquinhos.

Sagu de ossobuco de vitela

Corte a cebola, a cenoura e o salsão em cubinhos e use-os para marinar o ossobuco junto com o vinho tinto e o caldo de legumes. Deixe descansar por 24 horas. Reserve a marinada, retirando apenas as peças de ossobuco. Passe-os na farinha de trigo e sele-os de ambos os lados, em uma frigideira larga com óleo quente. Reserve. Jogue fora o excesso de óleo e misture a parte sólida da marinada (cebola, cenoura e salsão), os dentes de alho e o molho demi glacê. Deixe cozinhar por cinco a dez minutos, até os legumes mudarem de cor. Acrescente a parte líquida da marinada e deixe o álcool evaporar, raspando o fundo da panela com cuidado. Adicione o molho pomodoro e as ervas frescas. Acomode os ossobucos em uma panela e cubra com o molho que foi preparado à parte. Cozinhe por aproximadamente 6h em fogo brando, até ficar bem macio, quase desmanchando. Após esfriar, desfie a carne jogando fora qualquer excesso de gordura restante e checando a consistência do molho, que deve ficar bem espesso.

ReceitasRISOTO QUATRO QUEIJOS

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola ralada
3 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne quente
1/2 xícara (chá) de queijo prato picado
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1/2 xícara (chá) de mussarela picada
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte os queijos em pedaços e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.

ReceitasBOLO DE ROLO COM RECHEIO DE GOIABA

*Receita do GNT

Ingredientes:

Massa
250g de manteiga
250 de açúcar
5 ovos
250g de farinha de trigo
Açúcar (para polvilhar)

Recheio
1 lata de goiabada
125ml de água
50ml de vinho do Porto

Modo de Preparo:

Massa
Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos inteiros, um a um. Junte a farinha de trigo e bata até obter uma mistura homogênea. Unte duas formas retangulares com manteiga e farinha de trigo. Espalhe a massa, deixando-a bem fina, com mais ou menos dois dedos, e leve ao forno preaquecido a 200°C, por três minutos, no máximo. Retire. Vire o bolo em um pano de prato polvilhado de açúcar. Espalhe a goiabada derretida e enrole ainda quente. Espere esfriar e corte em fatias.

Recheio
Corte a goiabada em cubos, coloque na batedeira com a água e bata até a mistura ficar cremosa. Leve ao fogo e cozinhe até ferver, mexendo sempre. Acrescente o vinho do Porto e misture bem. Deixe esfriar e reserve.

ReceitasCOSTELA AO VINHO

Ingredientes:
3 cebolas grandes picadas grosseiramente
3 a 4 talos de aipo picados grosseiramente
4 cenouras grandes descascadas e picadas em pedaços de 5cm
3 cabeças de alho cortadas ao meio
2 ramos de alecrim fresco
2 ramos de tomilho fresco
1 flor de anis estrelado
1 pau de canela
2 colheres (sopa) de óleo de canola
6 peças de costelas de ponta de agulha
1 xícara de farinha de trigo
3 beterrabas grandes descascadas e cortadas em quatro
2 garrafas de vinho tinto de mesa de 750ml
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
1 porção de pimenta em grãos
1 pitada generosa de sal grosso
pimenta-do-reino fresca moída

Modo de Fazer:
Preaqueca o forno a 180°C. Coloque todos os legumes em uma vasilha grande. Adicione as ervas e temperos e reserve. Corte as costelas entre os ossos e retire todo o excesso de gordura. Tempere bem as costelas com o sal grosso. Polvilhe a farinha de trigo até as costelas ficarem bem empanadas. Em uma caçarola ou panela grande, recubra o fundo de óleo. Em fogo alto, cozinhe as costelas de forma a ficarem com todos os lados bem dourados (cerca de três minutos cada lado). Reserve. Transfira todos os legumes da vasilha para a mesma panela e mexa para eles caramelizarem, aproveitando todos os pedaços de carne presos ao fundo. Adicione a carne novamente à panela. Regue com o vinho. Verifique se toda a carne está coberta, se não, acrescente água. Espalhe por cima o cacau em pó e o açúcar mascavo. Ferva a carne, cobrindo-a com uma tampa ou papel de alumínio e leve ao forno até a carne ficar macia (cerca de três horas). Disponha as costelas em uma travessa e coe o restante dos ingredientes para usar em outra coisa. Ferva o caldo do cozido em uma panela rasa grande até que esteja reduzido pela metade. O caldo ficará mais consistente, saboroso e espesso. Adicione um pouco de manteiga ao final para dar brilho e sabor.

ReceitasCARPACCIO DE PALMITO COM CAMARÃO E VINHO DO PORTO

Ingredientes:
1 limão
1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta branca a gosto
400 g de palmito pupunha fresco cortado em lâminas finas
12 camarões maille (ou camarão-rosa grande) temperados a gosto
1/4 de xícara de vinho do Porto
1 colher (chá) de cebolinha
1 colher (chá) de dill
1 colher (chá) de coentro

Modo de Preparo:
Misture o limão, o azeite, sal e pimenta e tempere os carpaccios de palmito. Numa frigideira bem quente com um pouco de azeite, passe os camarões por quatro minutos ou até que estejam cozidos. Leve o vinho ao fogo baixo para se reduzir e deixe até que esteja com textura de xarope. Utilize-o para decorar o prato junto com as ervas frescas.

ReceitasFRANGO AO VINHO TINTO COM POLENTA

Ingredientes:
Frango

8 sobrecoxas de frango
1,5 litro de vinho tinto
1 cebola picada
1 cenoura picada
2 dentes de alho amassados
1 bouquet garni
3 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto 
Acompanhamento
150 g de cebolas miúdas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
250 g de cogumelos frescos cozidos
150 g de bacon em cubos
Polenta
3 xícaras (chá) de caldo de frango
200 g de farinha de milho
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:
Frango
Ponha o frango em uma tigela e junte o vinho, a cebola, a cenoura, o alho e o bouquet garni. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. Escorra o frango, a cebola e a cenoura e seque-os com papel-toalha. Reserve o vinho e o bouquet garni. Em uma frigideira, doure os pedaços de frango no óleo aquecido e transfira-os para uma panela. Refogue a cenoura e a cebola na mesma frigideira do frango e, em seguida, junte-as à panela. Polvilhe com a farinha de trigo e misture bem. Acrescente o alho e o bouquet garni e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Adicione o vinho e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos uma hora. Separe os pedaços de frango. Passe o molho por uma peneira, pressionando bem, e regue o frango com o molho peneirado. Reserve aquecido.
Acompanhamento
Descasque as cebolas e coloque-as em uma panela com o açúcar e a manteiga. Cubra com água fria e cozinhe até toda a água secar e as cebolinhas ficarem douradas. Reserve.

À parte, doure o bacon na manteiga e acrescente os cogumelos. Refogue por três minutos e acrescente as cebolinhas douradas. Mexa e retire do fogo. Para a polenta, frite a cebola e o alho na manteiga em uma panela e acrescente o caldo. Quando ferver, baixe o fogo, junte a farinha aos poucos, sem parar de mexer, até a polenta engrossar.

Monte os pratos
Distribua o frango e o molho em pratos individuais. Ponha o acompanhamento e sirva com a polenta.

Receitas

SOPA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes:
500 ml de vinho tinto
130 g de glaçúcar
1 pitada de canela em pó
500 g de frutas vermelhas diversas (morango, framboesa, amora, mirtilo)
4 bolas de sorvete de baunilha
150 ml de licor de cassis de dijon
Folhas de hortelã para decoração

Modo de Preparo:
No liquidificador, bata as frutas vermelhas, a canela e o glaçúcar. Adicione aos poucos o vinho tinto a gosto. Finalize com o licor de cassis de dijon, também a gosto. Para a montagem, divida em pratos fundos a sopa e coloque uma bola de sorvete de baunilha. Decore com baunilha em fava ou hortelã e algumas frutas vermelhas frescas. Sirva a sopa bem gelada.

Receitas

BISTECA DE PORCO COM MOLHO DE VINHO

Ingredientes:
6 bistecas de porco grandes
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de óleo
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Salsa a gosto
500 g batatas pequenas e com casca
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de folhas de alecrim

Modo de Preparo:
Tempere as bistecas com o alho, sal, a pimenta e o vinho. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Aqueça a panela de pressão com o óleo e doure as bistecas escorridas do tempero (reserve a marinada). Junte o tempero, o caldo de carne, a água e o extrato. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Em outra panela de pressão, ponha as batatas lavadas, o azeite, mais sal e o alecrim. Tampe e cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por mais três minutos, sacudindo a panela às vezes para as batatas dourarem por igual.  Espere sair a pressão da panela das bistecas. Transfira para uma travessa, polvilhe salsa e sirva com a batata dourada.

Fonte: Guia da Semana

Add um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel: (11) 99527-7839
Cel: (11) 97381-1017
Vila Madalena - SP
Rua Mourato Coelho, 1346